quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Religião Tradicional Ioruba - Isèsè Agba

A sabedoria começa na reflexão.
(Sócrates)
Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade. A religião deverá constituir mais um impulso para a ação ética. Quando se pergunta pelo fundamento último da moral na sua incondicionalidade, é difícil não ser confrontado com a religião e o absoluto de Deus. Depois, a religião dá horizonte de futuro, mesmo quando se falhou e se precisa de esperanças e novo alento.
A Religião é a ética e o conhecimento, que está acima das leis e da ciência, e que procura a qualquer tempo localizar na nossa alma e espírito o nosso sentido de viver, e fazendo a nós entendermos o que devemos fazer ou como devemos ser nessa vida.
"Qual o sentido de vivermos e como devemos fazer isso?"
"O que a minha religião tem feito por mim?"
"Qual é meu envolvimento com minha religião?"
Cada religião propõe uma forma diferente de encarar as mesmas perguntas e desafios. Sendo assim religião é atemporal independente da época que estamos, ela será sempre a mesma bússola para o nosso caminho, independente das leis e do regime político ela ira propor sempre a mesma ética de conduta.
As leis civis zelam para que o Homem viva em sociedade, ser justo com os próximos e viva de acordo com valores que a sociedade em que vive preza. sendo assim, as leis mudam de sociedade para sociedade. A religião busca nos fazer ser melhor com a gente mesmo, em primeiro lugar, como um passo básico para que nossa vida em sociedade seja brilhante.
O resto cabe a nós fazer. A base e os instrumentos que nos possibilitam sermos boas pessoas são oferecidos, mas, cada a cada um decidir o que fará da sua existência.
Não se procura uma religião porque se quer dinheiro, emprego, mulher dos outros, emprego dos outros, casa própria, etc...
Isso cada um tem que conseguir nessa vida com o próprio trabalho e com seus próprios erros e acertos.
Nascemos para viver e fazer isso com dignidade, primeiro com nós próprios, depois com nossa família e por fim com a sociedade em que vivemos.
Portanto, o que Ifá vai dar para as pessoas para que ela vivam melhores? Por que uma pessoa quer ir para Religião Tradicional Ioruba - Culto a Ifa-Orunmila? Essa é uma pergunta importante e deve ser feitas por todos independente da corrente religiosa em que estejam.
Ifá não é como toda a religião, mas um culto muito específico de uma religião. Assim a primeira obrigação de uma pessoa que está ou quer ir para Ifá é entender a religião onde este culto está inserido para que consiga localizar em todo esse mundo metafísico o sentido do que se faz em Ifá, o porquê tanta dedicação e estudo.
A religião vem em primeiro lugar porque ela é o que envolve e dá sentido em todos os atos que se pratica, e é claro que uma pessoa pode ser de uma religião sem ser um sacerdote. Isso ocorre em todas as religiões. Em Ifá existe uma grande dificuldade em entender isso, o objetivo de Ifá é contribuir oferecendo equilíbrio e realinho com seu destino, mas somente você poderá se tornar um sacerdote se assim for comprovado através de sua experiencia e sabedoria.
O sacerdote/isa de Ifá um/a Awo não é um passador de ebó, um praticante de magias e feitiços: é uma pessoa que transmite asé através de sua palavra, oral ou escrita.
A a palavra do sacerdote/isa é que tem a força, é que tem a magia é que tem o poder.
Ifá tem uma enorme parcela de contribuição na vida das pessoas. Ifá está intimamente ligado com o compromisso que o Orí de cada pessoa fez com Olodumare, com o seu objetivo de vida e com tudo o que motivou a sua vinda do orun para o aiye.
Assim quando uma pessoa enfrenta dificuldades demais, quando os caminhos ficam poder demais tortuosos quando a prosperidade falta ou ameaça a sua subsistência, quando a doença e a perda sempre ronda sua porta é a Ifá que as pessoas podem recorrer.
Ifá ira então socorrer esses Oris para que eles possam retomar a sua vida e seus objetivos, sejam com reposição de asé ou mesmo com sabedoria. ỌÌrúnmìlà não é apenas o testemunho do nosso destino, aquele que estava junto de cada um de nós quando pedimos para Olodumare um destino nessa terra. Ele é a sabedoria, o que traz o conhecimento e as mensagens de todos os Odus.
Assim um Babalawo/Iyanifa, mais do que fazer ebós também é uma pessoa que deverá ter a inteligência, a percepção e a sensibilidade para orientar as pessoas que o procuram, porque muitas vezes as pessoas precisam de palavras, estimulo e orientação.
Ifá é um culto de sacerdotes, mas também é o caminho para que as pessoas tomem contato com a religião e com tudo o que a religião pode fazer pelas pessoas, Ifá é um longo caminho para quem o adota,
A pessoa de Ifá um Babalawo/IYanifa de fato não tem meias palavras para explicar sua religião. Não se esconde atrás de falsos segredos ou de informações incompletas. Um Babalawo/Iyanifa é a pessoa que tem asé na sua palavra e que representa a sabedoria. Uma pessoa de Ifá não esconde informações e conhecimento.
Ifá tem a capacidade de ajudar a todas as pessoas a viverem melhor. Esta é a sua virtude visceral e para isso que Ele existe. O objetivo de Ifá é tornar melhor a vida das pessoas em relação a sua missão, as suas possibilidade e a sua capacidade, lembrando que durante a vida, com nossos próprios atos e opções nós criamos as próprias condições para vivermos bem e Ifá não poderá dar a ninguém aquilo o que ela não pode possuir.
Aos habitantes desse mundo, seja de que religião forem, Ifá irá ajudá-los a viver. Aqueles que desejarem conhecer a Religião Tradicional Ioruba Ifá-Orunmila conterá o seu significado e aqueles que desejarem ajudar outras pessoas com seu próprio temor e axé Ifá lhes dará a infinita possibilidade de fazerem isso à exaustão.
Ifá não vai prometer que vocês ganhem na loteria ou dar um novo emprego ou um novo amante.
Ifá vai ajudá-los a viver a vida.
Ifa gbe wa o


Nenhum comentário:

Postar um comentário