quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Nanã Ibain A Nanã que come com Xango!

Na verdade Ibain não é Nanã, ela é um Orisa que foi agregado ao culto de Nanã Burukun, mas seu nome é IBAYN SOLÁ, é uma Ayaba guerreira.
Ibain não tem nem nunca teve atrito com Ogun, então o uso de facas em seu culto é livre, inclusive seu assentamento não precisa ser necessariamente de barro. Ela esta ali junto de Nanã, mas ela é alguem com costumes próprios. Ibain usa uma lança de pedra e so se veste de vermelho, não usa ibiri e não se veste de Roxo ou lilás, nunca teve relações com Osala, e nem sequer pode ser considerada membro da familia Ji.

Existem duas lendas magnificas deste Orisa:

Itan:
*Ibain Sola dá a Luz a Aganjú

Se conta que Sango havia se suicídado, se inforcado no pé de Obí. Para Olorum um suicída é alguem sem dignidade, alguem que é jogado no reino dos eguns e tende a ser esquecido. Mas Sango se arrependeu e queria voltar a vida. Ele então conseguiu reencarnar. Ibain estava gravida de um menino, mas não sabia que aquele menino era Sango que iria reviver através da criança. Ibain ja era um divindade, mas seu culto não era ligado ao fogo, era ligados a terra. A gestação de Ibain foi horrível, a criança era quente e lhe queimava a barriga. No dia do parto Ibain estava a ponto de enlouquecer de tanta dor, a criança era uma brasa! Ibain saiu andando pela sua aldeia e entao caiu dentro de uma fogueira, dando a luz ali a Aganjú Solá filhi de Ya Ibain Solá. Ibain foi a mulher que pariu na fogueira.

Muita gente tem preconceito ao ver Yawos iniciados a Nanã e Sango, mas e explicação é esta, Ibain esta na frente.
Asé

Itan:
* Ibain é uma mulher vermelha!

Se conta que Olorum e Orunmilá estavam a criar os Odús, então olorum mandou seu servo raspar osun(pó vermelho) e colocar este pó no meio do mangue, do brejo. Do contato da umidade da água com o pó de Osun nasceu uma menina, Ibain. Do grande Asé gerado ali nasceu um dos 16 odús principais, Irosun Meji, e foi afirmado que tudo que for de Ibain e de Irosun deve ter a cor vermelha. Ibain so se veste de vermelho por ser a dona do Osun.

O "Hum" (ato de Dançar) de Ibain é enérgico, ela é rapida e forte, agita os braços vigorosamente e bate os pés nos chão com força, é um Orisa muito agitado.
São raras as casas de culto a orisa no Brasil que cultuam Ibain da maneira correta, a maioria a veste com cores nao características e a fazem dançar e comer como Burukun, Insule e Omilaré, mas isso é um erro.

Asé Imolé!

3 comentários:

  1. Fiquei simplesmente encantado com a postagem, e o compartilhamento público, dessas duas passagens míticas um tanto raras sobre Nanã. Para mim que pesquiso sobre esse Orixá, é bastante gratificante.
    Desde já agradeço por sua boa vontade, são pessoas generosas como você que fazem toda a diferença.
    Que Nanã, lhe abençoe.
    Axé

    ResponderExcluir
  2. Busquei muito sobre este Orisá, e nunca achei nada, só aqui... parabéns!!

    ResponderExcluir