quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Flechas Douradas de Osun Karê

Kare dide Asé Omolayó
(Karê oferece o Axé da Felicidade para os filhos)

Yemoja Yemowô se casou com o rei de Ifon, Osalufon, e dele teve dois filhos, um casal de Gêmeos, Odé Karê e Osun Karê.
Os dois tinham a habilidade de se transforma em Jaguar, um felino parente da Onça.
Osun Kare tem uma melhor amiga, a caçadora Yeyê Okê.

O povo descendente de Kare vivem em uma aldeia com o mesmo nome as margens do rio Osun.

Os filhos de Osun Karê tendem a um comportamento um pouco diferente das demais Osun's. Eles não são materialistas, não se prendem a riquezas, e são de comportamento mais reservado, são tirados como "bobos", mas aquele velho ditado "o boi sonso é que arromba a cerca" se aplica bem a eles, que são como a onça que se finge de morta para dar o bote em sua presa. São bons amigos... mas terríveis inimigos. Osun Kare é uma Osun jovem e agil, esta sempre presente para os filhos e é ciumenta, não divide espaço e sabe bem como chamar a atenção para si.

Esta Yaba é iniciada em mulheres e em homens, Karê tem muitos filhos.

Mas Kare é mesmo Osun?
Sim, ela não é um orisa implantado ao culto de osun (como é o caso de Opará), ela é sim Osun. As diferenças de Kare com a principal Osun (Osogbo) são muito fortes, mas ha diversas explicações para isto, uns dizem que Kare é uma das reencarnações de Osun, ou seria a própria Osogbo apenas mostrando seu lado "selvagem".

Kare'Ynká (Kare esta ao meu redor)

Karê se veste de Amarelo, Branco, Dourado, Verde, Azul, laranja e Rosa, dependendo da nação a qual esta sendo cultuada, gosta muito de tecidos estampados e não dispensa o uso de seu Ofá. Alguns dizem que ela teria os olhos cor de mel assim como os felinos.
Osun Kare é cultuada no Brasil nas nações Nagô, Ketu, Efon, Xambá, nas casas Jeje que cultuam Voduns e Orisas, e no culto Yoruba-Ifá.

Ore yeye Osun Kare!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário