quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Òfún'tura

Ifá diz:
Aqueles que decidiram trilhar o caminho da sabedoria infinita chamada Ifá, deve entender que este caminho é longo com muitas lições, testes e desafios. Mas devemos acreditar que um caminho por mais difícil que possa parecer no final certamente nos trará felicidade. Essa felicidade é questão de tempo, paciência e discernimento para decifrar e resolver todos os obstáculos.(Òfún'tura)
Nós, estudantes eternos da filosofia religiosa de Ifá-Orunmila, devemos ter o discernimento severo que não existe razão justificada para que a impaciência, desonestidade, desespero e a arrogância que nos leve a prejudicar outra pessoa ou principalmente a imagem da nossa religião/cultura, isso são anti-valores que vão em contra-posição aos mandamentos que devemos seguir.
Oras, devemos ser ímpar quando aqueles que não conhece a religião nos questiona e se isso ocorre é por quê necessita de resposta plausível ao seu convívio, porém e contudo, aqueles que já aderiram as obrigações devidas e assim diz seguir e praticar a Ifá-Orunmila deve ser astuto o suficiente para quando questionar um outro awo, entender devidamente o seu ser com sabedoria e lucidez, e aí sim, poder tomar um decisão de comentar seja o que for a ele, e não a outro.
Ifá diz que um Awo jamais deve falar mal de outro Awo, porém é dever preservar a origem dos dizeres de Ifá-Orunmila. E todo Awo sabe de cor ( ao menos deveria saber) que é ewó, e esta descrito no Odu Iká-fun, mentir.
"NÃO DEVEMOS JUSTIFICAR NADA PARA AQUELES QUE DECIDEM TOMAR ATALHOS PARA A "FELICIDADE PRÓPRIA", MESMO QUE PARA ISSO USEM DA INFELICIDADE DE OUTROS, isso é um erro nada admissível aos olhos de Ifá-Orunmila!"
"Eu não quero mais mentir, usar espinhos que só causam dor
Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu...
Dos cegos do castelo me despeço e vou
Até poder me encontrar um caminho um lugar do que eu sou!
... eu não espero que o revolver venha explodir na minha testa se anunciou, até a fé devagar, pode num destino do azar que restou... " me condenar!
"Que mal fariam a Deus os nossos inocentes desejos?...Por que não merecemos nós o que tanta gente tem?"
"Um palácio cheio de palavras é como um castelo em ruína."
"Derrubei, derrubei o muro do meu castelo pra ver a vida com outros olhos, parei de viver pensando e passei pensar vivendo além do porque eu pergunto por que não, talvez queira ver as coisas como são e quando eu me cansar disso tudo aqui eu volto e vejo se o terreno ainda esta disponível, para o nível da minha vida .."
Ifa gbe wa oo

Nenhum comentário:

Postar um comentário