quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Itan OYÁ EGUNITÁ

Egunita é uma das nove Oya de culto Igbalé, e sem dúvida a mais famosa, por ser habitante da floresta sua kizila (Ewo) é a fumaça.

Egunita e Deusa do espirito dos mortos e por isso não possuia filhos, mas desejava ser mãe, então dentro da floresta da morte ela conseguiu parir nove vezes.

Oya estava nos dias de ganhar o primeiro filho, e então ela fez a gigante tempestade de Eboykó, e nesse dia foi atacada pelas Iyami, as bruxas rasgaram-lhe a barriga e raptaram o bebe, o cobriram com panos velhos e sujos e o alimentaram com Okete, o rato do cemitério, e nisto o bebê foi chamado Emalegan, o primeiro Egun, símbolo do poder sobre o Vento.
No segundo dia da tempestade Oya pariu novamente, esse dia a tempestade foi muita bruta, e nisso Oya mostrou toda sua força. No meio da tempestade pariu o segundo Egun, Yorugãn. Este Egun foi criado nas folhas de bananeira e ele quem cuida do Sopeira do ibá de Oya e é o símbolo de sua vaidade. Yorugãn é o filho que Oya mais ama.
No terceiro dia da tempestade Oya iluminou o céu, e então pariu Akugan, este que é o Egun que bate os pés no chão fazendo ruidos e barulhos. Foi criado comendo brotos de bambu, é rebelde e simboliza a rebeldia de Oya.
No quarto dia da Tempestade Oya estava apreensiva, e então apariu Orugã, que é o Egun sério, frio e calculista, caiu no milharal e foi criado lá. De Oya ele ganhou uma Atori chamada Pason, se veste de Mariwo e mora em buracos cavados no chão, é o lado serio de Oya.
No quinto dia da Tempestade de Eboykó nasceu Rungan, o Egun valente que salvou Ayaba Olosá da perseguição de Ykú. Rungan se alimenta de Bambu velho e é coragem de Oyá.
No sexto dia da Tempestade nasceu Gyogan que auxilou Oxossi na caçada do pássaro Ororú para o rei de Ifé. Gyogan se veste com o couro do Búfalo de Oya.
No sétimo dia Nasceu Ungã, que é o Egun que vivem rondando as covas no cemitério e castigando quem viola os túmulos. E o lado sombrio de Oya.
No oitavo dia Oya estava no auge do poder de destruição da tempestade, e então pariu Bungan o Egun maligno e perverso que ataca o ser humano e induz o homem a loucura e a desgraça, é o mais poderoso filho de Oya.
No nono e último dia da tampestade de Eboykó nasceu Segi, chamado Egungun, que tinha poder de incorporar ou manipular os homens.
Oyá Egunitá agora tinha nove filhos Egun, e ela então recebeu o encargo de guiar os mortos nas nove fazes do desencarne:

* Leito de Morte
* Velório
* Caminho até o cemitério
* Porta do Cemitério
* Caminho até a cova
* Descida a sepultura
* Asese
* Despacho do Carrego
* Subida ao Orum

Caso haja a necessidade de Reencarnação, Egunita guiará o Egun no processo.

Egunita na Batalha de Ajimudá usou uma máscara de madeira para lutar junto a seu Exercícito de Eguns, hoje substituimos esta máscara pela pintura de Efun em seu rosto, geralmente em forma de caveira.

O Iba de Egunita é de Barro e seus utensílios de Barro, palha e madeira.
A Boneca na sua Roupa é chamada Abayomí (nascido para me dar orgulho) e simboliza os filhos de Oya.

Egunitá é a Oya mais sombria e perigosa que existe.

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