segunda-feira, 21 de setembro de 2015

.OYEKUKANRAN

REZA DE OYEKUKANRAN

Oyeku peleká adifafun Okanran, Oyeku Obara jiré wa Obinin aiye olonu ogu larifun
Ikú Oyeku peleká.
Este Odu também é chamado Oyeku Foloko Kana.
Resulta do encontro de Oyeku Meji com Okanran Meji.
Por ele falam Olofin, Oxun e um Egun do sexo feminino.
Tem que dar, a Egun, um cachimbo adornado com fitas coloridas.
Sacrificam-se dois pombos para Egun.
Tem que fazer uma maraca com uma cabaça enfeitada de búzios, que deverá ser
tocada diariamente para Oxun, o que garantirá a boa sorte.
Quando o Awo saca este Odu seu filho deverá ficar sem sair de casa durante sete
dias, porque sua vida corre perigo.
É necessário respeitar os mais velhos.
Respeite seus mais velhos, familiares de Santo, para que não lhe sobrevenha alguma
maldição.
Neste Odu nasceu o caminho da recreação.
Omolú tem que ser agradado. Procure saber o que deseja.
Fala de alguém que mantém relações sexuais com uma apetebí e com outra mulher
de sua própria família.
Neste Odu trai-se mesmo sem querer.
A pessoa acredita que está amarrada por um feitiço.
É intransigente, não aceita conselhos nem orientações.
A mulher quer fugir com outro homem.
Os inimigos costumam fazer bruxarias em sua própria casa.
Uma mulher fez um trabalho para prejudicá-lo.
Não pode ter, em sua casa, cães que uivem durante a noite. Isto pode atrasar sua
vida.
Existe um feitiço enterrado na porta da sua casa.
Você pode tentar o suicídio, mas não irá morrer, tendo que conviver, depois, com as
seqüelas físicas e morais ocasionadas por seu ato tresloucado.
Não beba bebidas alcóolicas, isto só lhe faz mal.
Sua saúde está mal. Vá ao médico e faça um exame de sangue.
Cuidado para, por falta de juízo, não assumir a culpa de atos praticados por outras
pessoas.
Uma mulher está grávida, mas o filho não é de seu marido.
Não imite a maneira de vestir de ninguém, poderá ocorrer uma troca de cabeças.
Evite discussões dentro de casa. Você e seu cônjuge devem buscar a compreensão
mútua.
Assinala doenças no sangue e doenças venéreas. Cuide do estômago e do coração.
Suas coisas estão entravadas. Faça ebó para que possa seguir em frente e evite
discussões com seu cônjuge.
Se for mulher solteira deve receber Akofá, imediatamente, para que encontre o
companheiro de sua vida.
A mulher abandonou o marido e este não lhe dá nada para sua sobrevivência.
Chegarão notícias sobre um ente querido.
Existe uma pessoa que grita durante a noite porque tem visões assustadoras.

.OYEKUGUNDÁ



REZA DE OYEKUGUNDÁ

Oyeku te Gundá lobina nasá ojó opá otá kuku wora adifafun Aberegue lubá omó
Orunmilá, koba Ogun titiwo beberé olotura, agogô labiniku tenyé ewe ogumá. Ifá ni
ota ojojo ebó adié, ekú, ejá, ejá, owo teteború.
Este Odu, também chamado Oyekutegundá, é a personificação espiritual de
Orunmilá, ao contrário de seu irmão Ogundayekú, personificação material do Senhor do Oráculo.
É filho de Oyeku e de Ogundá.
Avisa ao Awo que Orunmilá afastou-se de sua casa e, para que volte, tem que se
fazer ebó com duas galinhas pretas, preá e peixe fresco.
Nos ebós deste Odu tem que ter um oberó com os axés6
dos bichos sacrificados,
fritos no dendê.
Tem que colocar, em Elegbara, um espelhinho lavado com omieró, atrás do qual,
sacrifica-se um pintinho novo.
Com um espelhinho, prepara-se um talismã.
Também em Orunmilá, coloca-se um espelhinho e um pedaço de cana-brava.
Neste Odu coloca-se, dentro de uma sopeira, uma mão de búzios consagrados,
diante do Orunmilá do Awo
Alimenta-se o Egun protetor com ambrosia7
, café, água, flores, fumo de rolo, cigarros
e uma vela acesa, num tronco de árvore oco, dentro de uma mata.
Diante do Orunmilá de Akofá, põe-se um canudo de cana-brava.
Neste signo nasceu a determinação de soprar obí mascado com ataré aos quatro
pontos cardeais, sempre que se faz ebó.
Antes de começar o ebó o Awo mastiga um pedaço de obí com quatro grãos de ataré
e sopra sobre os ingredientes.
A folha deste Odu é o ewe-ewe (mirabilis jalapa).
Coloca-se um machadinho de ouro no igbá da Oxun.
Sacrificam-se duas galinhas para Oxun e se despacha no rio, cruas ou cozidas, de
acordo com a vontade do Orixá.
Deve-se usar um cordão com um machadinho de ouro como proteção pessoal.
O Awo deste Odu não pode se afastar deixando questões pendentes, pois isto lhe
trará grandes prejuízos.
Deve-se tomar caldo de tutano com uma folha de ewe yeye (abrus precatorius. Lin.).
Não se deve comer pimenta nem beber vinho seco.
Tomar, em jejum, um golinho de aguardente.
Se o mandarem buscar algo no campo, vá. Ali encontrará sua boa sorte.
Encontrará uma mulher que o fará inteiramente feliz, mas tenha cuidado com o que
dão para comer ou beber.
O Awo tem que ir a um pé de cana-brava, colher a ponta de uma rama nova, colocá-
la sobre seu estômago e, depois, jogá-la fora, pedindo a Olofin, à Oxun e a Orunmilá que o
livrem de todo o mal.
Não seja avaro, na avareza está a sua perdição.
Aqui fala a candiga8
.
O inimigo será vencido com as mesmas armas que usa contra você.

.OYEKUSÁ




Oyeku Rikusá kuté kukú adifafun Ogun ati Oxóssi. Dariko Oyekusá kaferefun Oiyá,
Orunmilá, adifajoko aladafá Awo aladafá otokó, tojo ina meji, ina lowo, Odisá inite
lesuxu komandi kolikú edan atoke tojo orugbo sikodie, akukó pupá elebó.
Este Odu, também conhecido como Oyeku Rikusá, é o caminho de Agoí, qualidade
de Omolú fêmea, que surge das águas de uma lagoa, trazendo nas mãos, um abebé e um
xaxará9
.
O Awo deste Odu não respeita Orunmilá e continua a levar o mesmo tipo de vida que
levava antes de sua iniciação. Por este motivo, vive quase que em estado de miséria.
Este signo fala de fenômenos espirituais. A pessoa tem visões de seres que
caminham, falam e agem, e isto pode se muito prejudicial para sua sanidade mental.
REZA DE OYEKUSÁ
A pessoa sofre influências de um egun obsessor que a induz a fazer coisas que não
quer. Tem que passar por um ebó que deve ser tirado no jogo.
Pague uma divida assumida com Xangô.
Ofereça um cacho de bananas a Xangô e cubra-o com folhas de álamo (Ficus
religiosa. Lin.) para que o mal que está a caminho seja evitado.
As mulheres deste signo, sempre que passarem por um enterro, devem virar a cara.
Os homens, em situação idêntica, devem saudá-lo.
9 - "Em Savé, Xapanã teria vindo de Oyó e, uma divindade cujas características são as mesmas de
Omolú, é aí chamada de Olú Odô (O Senhor da Água). Ele carrega uma vassoura na mão e
teria vindo de Adjá Popô, segundo uns, e Aisé, segundo outros, seria ainda, uma divindade
feminina.
Em Dassa Zumê, Xapanã é conhecido pelo nome fon de Sakpata. Omolu é aí duplo, masculino
quando carrega um facão e feminino quando tem um abano e um espanta-moscas. (Verger,
Pierre F. - Orixás Deuses Iorubás na África e no Novo-Mundo. - pg. 218).
Coloca-se, para obter proteção dos céus, dois cocôs pintados de efun, no telhado da
casa.
Não se deve comer quiabo.
Por este signo seus filhos se casam, sem refletir, com a primeira pessoa que aparece
e, depois, vivem infelizes e podem morrer de tristeza.
Manda pintar a casa de branco para que se torne propícia a uma visita que Obatalá
lhe fará, trazendo uma grande graça.
Os filhos deste Odu não devem molhar-se na chuva e, se for filho de Obatalá, deve
vestir-se sempre de branco.
Não lance maldições contra filhos de Xangô porque cairão contra você mesmo.
Uma praga de um filho de Xangô, fatalmente, irá atingi-lo.
Cuidado para não morrer repentinamente. Consulte um médico periodicamente.
Procure saber o que Exú quer de você antes que ele crie um problema que poderá
provocar o seu afastamento de casa.
Não seja ingrato com quem lhe faz o bem.
Se, numa viagem, tiver que atravessar o mar ou um rio, faça antes um ebó para evitar
contratempos.
O orgulho e a displicência podem provocar seu afastamento de casa.
Cuide de um egun familiar que, em sua vida, sofria das pernas ou usava muletas.
Cuidado com desgostos provocados por derramamento de sangue em
seus caminhos.

.OYEKUBIKÁ

REZA DE OYEKUBIKÁ

Oyekubiká oye wadelaka adifafun Oyeku Oyeku, adifafun Ifá. Oyekubiká alake edon
adifá oye oun nogbati ti asokpo. Kun ekú, ejá ti o la xawo.
Este é o Odu da inveja.
Por inveja um irmão mata o outro.
É um signo de muito trabalho. O Awo tem que trabalhar muito com Ifá.
É um Odu de reis.
É filho de Oyeku e de Iká Meji.
Foi por este caminho que Ogun tirou os dezesseis Meji do merindilogun.
Por este motivo Ogun vive nos matadouros e nos subterrâneos.
Os Awo deste Odu não podem fazer Ifá em ninguém. Não podem iniciar nem ter
afilhados.
Tem que colocar uma tabuinha de cedro em cada mão do seu Ifá.
Coloque uma canoinha na mão grande de Ifá.
Determina que você tem que levar a cabo alguma coisa que outra pessoa deixou
inacabada.
Não se come milho, e as unhas das mãos têm que estar sempre muito bem
aparadas.
Evite viajar de barco. Um acidente poderá provocar sua morte por afogamento.
Um irmão lhe tem inveja e deseja possuir tudo o que é seu. Tenha muito cuidado.
Você passará por um grande susto ao encontrar com uma pessoa que julga estar
morta. Isto poderá abalar sua saúde temporariamente.
Quando fizer um trabalho, não cobre em demasia, pois isto fará com que o cliente não volte mais.
É melhor ganhar pouco, sempre, do que muito, raramente.
Cuidado com a falsidade.
Um susto pode matá-lo.
Aqui fala a agonia da morte e porque algumas pessoas morrem tranqüilamente e
outras, em tremenda agonia.
Assinala soberba e orgulho.
Aqui nasceu o dolo entre os homens. Seus amigos ambicionam a sua mulher.
Para a mulher, avisa que surgirá, em sua vida, um homem endinheirado que fará a
sua felicidade.
Neste Odu, antes de dar comida a Orunmilá na cerimônia de iniciação, o Awo deverá
ir ao rio onde recolherá um okutá pequeno no qual reside o espírito de Ibá Odo. Este otá deverá
ser colocado dentro do igbá de Orunmilá e comer com ele.
Assinala falta de ar, insuficiência respiratória e doenças cardíacas.
Os filhos deste Odu têm que fazer borí com ejá enirú10
Têm que assentar Azawani, Oduduwa e Osain.
Neste Odu nasceu a cerimônia do Axexe e demais rituais fúnebres.

.OYEKUTURUPON

REZA DE OYEKUTURUPON

Oyekubatrupon Ifá ni unlesile ilare lokun, ilare obí, ni pa mi, kaferefun Orunmilá,
Obarabanirogun Olofin.
Este Odu assinala proteção de Exú, Orunmilá, Ogun e Oxun.
Tem que se providenciar um eleké e um idé de Orunmilá, o mais rápido possível.
Foi neste Odu que se cozinhou pela primeira vez.
Assinala sofrimento causado pelo fogo.
Ifá se afasta. Marca sofrimento no ventre.
A pessoa veio ao mundo por uma graça dos Orixás. Houve muita rogação neste
sentido.
O Awo deste signo não se ocupa com Ifá, por isto, não é reconhecido como
sacerdote.
Fala da destruição das terras de Carabalí e Lucumí.
É um signo de desconsideração.
Pode-se sofrer de paralisia intestinal.
Por este Odu o cervo salvou a humanidade quando Ikú saiu para exterminar todos os
seres humanos. Por este motivo, Olofin castigou-o com a maldição de não poder falar. Sacrificase
cervo à sombra.
Proíbe o consumo de carne de cervo. Tem que criar um cervo desde pequenino que
não poderá ser morto, nem vendido, nem dado a ninguém. Quando o animal morrer de morte
natural, faz-se ebó com sua cabeça.
Os ciúmes e a desconfiança podem por fim ao casamento.
Tem que cuidar do cérebro. Alguém na família está ou morreu louco.
Existe alguém que escuta o que você fala para reproduzir de maneira distorcida.
Não beba bebidas alcóolicas.
Não pode se aborrecer, sofre de falta de ar.
Você deverá ocupar um cargo muito importante no decorrer de sua vida.

.OYEKUTURA


REZA DE OYEKUTURÁ

Oyekuturá Tesia akiki Olorun obí lolun mati mibi kogun Awo Apigumi wá ta akin adilá
sara akukó abelo Orunmilá.
Este é o Odu da transfiguração.
É filho de Oyeku e Otura.
É conhecido, também, como Oyekutesia.
Ensina que não se deve contestar o que está escrito.
O Awo deste signo deve criar, em sua casa, duas galinhas d'angola
É caminho de Oduduwa e das almas solitárias
Coloque uma bandeira vermelha em Xangô e saúde-o.
Ofereça bananas-da-terra para Xangô e comida seca para Ogun, Oxun e Egun.
Use sempre um lenço vermelho em seu bolso e dê-o de presente a quem pedir.
Na boca, surgiu uma infecção ocasionada pelas vulvas das mulheres. Orunmilá fez
um ebó, mas, o estômago e os intestinos, já estavam infectados.
Os filhos deste Odu gostam de praticar o sexo oral.
Apesar de possuir tudo o que deseja, a pessoa sente um vazio interior ocasionado
por um filho ou uma filha que não lhe obedece e se porta de forma muito independente. Se for
homem, poderá ser preso, se for mulher, leva vida desregrada e desonesta.
Uma pessoa o abandona por não agüentar seu mau gênio.
Não negue alimento a nenhum Babalawo ou Babalorixá que vá à sua casa.
Você tem que ser iniciado em alguma coisa e existe alguém dando palpites com a
finalidade de dar-lhe a iniciação. Não se deixe iludir!
Você acha que sabe tudo, e, por isto, não aceita conselhos ou orientações de quem
tem mais saber e mais experiência. Isto só tem servido para atrasar seu desenvolvimento em
todos os aspectos.
Tenha muito cuidado com a bebida. Alguém torce para vê-lo ébrio e caindo pelas
calçadas, para então, desmoralizá-lo.
A bebida irá prejudicar sua saúde, sua moral e sua vida.
Uma mulher quase morreu de desgosto por sua causa. Peça-lhe perdão para que sua
vida possa evoluir.
Se esta mulher já estiver morta, mande rezar uma missa por sua alma.
Em osogbo assinala: A pessoa fez alguma coisa grave e, por isto, seus caminhos
encontram-se fechados.
Em osogbo arun ou osogbo Ikú11 pode-se fazer alguma coisa para que o doente melhore um pouco mas, no fim, virá a falecer do mal que o aflige.


.OYEKUBIRETE

REZA DE OYEKUBIRETE

Oyekubirete molalá, Awo molalá, intori Ifá arun molalá, abe oju laye tin xore. Ifá Oluwo
Popo molalá. Awo tinxore Ifá Oxalá, Ifá molalá ni jabe otároni. Ifá mojare ni laiye
molalá.
Neste Odu não se pode ter Omolú assentado, mas tem-se que cuidar dele junto com
Oxun e Yemanjá.
Tem-se que usar um fio de contas de Omolú com um patuá de segurança preso a ele.
O Awo tem que usar gorro branco e vermelho.
É filho de Oyeku e Irete Meji.
Assinala separação conjugal.
Tem-se que cuidar de um egun.
Oxóssi chegou à Terra por este caminho. Tem que ser assentado.
É o Odu da incredulidade. A pessoa recorre a Orunmilá por desespero e não porque
tenha fé.
Quando sai este Odu o Awo faz ebó para si mesmo, para amarrar a sorte.
O ebó é feito com um fole, um galo, pó de preá, pó de peixe, obí, aguardente, epopupá,
mel de abelha, moedas, um laço de forca e dois pedaços de lenha.
O Awo tem que ficar sete dias em casa e passar, no corpo, um peixe fresco, um
punhado de milho e um obí. Coloca tudo num alguidar e manda que alguém despache na
esquina mais próxima de sua casa. Acende velas para Oxun e para Omolú durante três dias
seguidos.
Indica sodomia. Cuidado com pessoas invertidas que freqüentam sua casa.
Assinala fraqueza dos ossos, artrite, impotência por abusos sexuais, doenças nas
pernas e leucemia.
Neste Odu nasceu a introdução de enfermidades no corpo humano Você está numa disputa com uma pessoa que já foi sua amiga e que hoje o detesta.
Tenha cuidado com feitiços que podem atingir seus membros inferiores, deixando-o
sem poder andar.
Seu maior erro é pensar que sabe tudo, que sabe demais.
Cuidado com hérnias estranguladas.
Domine seu gênio para que um ato violento não o leve à perdição.
Afaste-se de uma pessoa amalucada que mora ou freqüenta sua casa.
Uma filha de Yemanjá será sua salvação

.OYEKUXE

REZA DE OYEKUXE

Oyeku Pekioxe lodafun obí oxeman eyeleo kama xeruwo ilê kende oma firo Oxun
Obinin meji tanilo.
É filho de Oyeku Meji e Oxe Meji.
É neste Odu que os reis e os príncipes imploram a Olofin proteção para os menos
privilegiados.
Aqui reside o segredo da reencarnação. É por isto que, nas cerimônias fúnebres, este
Odu tem que ser sempre invocado. Sua presença representa todos os mortos conhecidos.
Faz-se rogações a Xangô com cana de açúcar.
Oferece-se, a Obatalá, cana de açúcar, efun e omi, dentro de uma tigela branca.
Para solucionar problemas dá-se, a qualquer Orixá, adimú de cana de açúcar e coco
ralado.
Foi por este caminho que Orunmilá chegou a um local onde não existiam seres vivos
e que servia de descanso para todos os reis de Ifé.
Por este caminho dá-se de comer a todos os egbomis mortos.
Assinala proteção de Yemanjá. Tem que assentar Olokun.
Ensina que o semem dos efeminados engendra da mesma forma que o dos homens.
As pessoas deste signo não devem usar perfumes nem colocar flores dentro de sua
casa.
Este Odu mostra a morte em sonho. Deve-se fazer, imediatamente, ebó com um
carneiro, ekodidé, pano branco, pano preto e pano vermelho.
Aqui nasceu o pacto formalizado entre compadres.
Neste Odu Yemanjá jogou Okpele.
Aqui nasceu o casamento entre primos.
Uma mulher, que vem se consultar, se apaixona pelo Awo.
Se for mulher: Uma de suas irmãs pretende conquistar o seu marido.
Se estiver grávida tem que fazer ebó para que seu parto transcorra sem problemas.
Um outro homem a deseja.
A família de seu marido está contra a sua. Cuidado para não ser agredida durante
uma discussão.
Este Odu proíbe que se empreste agulhas para não ocasionar transtornos.
Não se deve desejar a própria morte nem maldizer a vida ou dizer que se está
insatisfeito com ela.
Não se pode ir a velórios ou visitar enfermos.