quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Obbá(Yoba)

Obbá(Yoba) representa o lado esquerdo preeminente feminino, ligada as Iyamís, ostenta seu poder apontando com a mão esquerda em riste na direção de sua orelha esquerda e com a mão direita empunha como num coice sua espada, dança esplêndidamente. Chefe da sociedade Elekô e Gueledé onde homem não entra, guerreira amazona, padroeira da Guerra. Obbá(Yobá) é da água barulhenta dos rios, do fogo e da terra.
Temida, forte, energética,considerada mais forte que muitos orixas masculinos,só perdeu a batalha para Ogun, porque ele usou um amala com quiabos para enganar Obba(Yoba) com quiabo, ,por isso no culto yoruba Obba (Yoba) não come quiabo e ainda dizem que é um erro dá quiabo a ela,no culto yorubano ela come,acarajé e abará. Já no candomblé costumam dar quiabos a ela, sim!
É muito temperamental e violenta , não recusa uma batalha. Divindade das pedras das encostas. SENHORA DO COBRE E DA COR DO SANGUE!... É EM RESPEITO A ESSE ORIXÁ QUE TODAS AS MULHERES DENTRO DO CANDOMBLÉ USAM TORÇOS QUE ESCONDEM AS ORELHAS, DEIXANDO ASSIM TODAS IGUAIS . Ela também controla o barro, aguá parada, lama, lodo e as enchentes. Embora feminina, energética, temida, e forte, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, vencendo na luta Oxalá, Xangô e Orumilá. Segundo suas lendas, Obá lutou contra inúmeros Orixás, derrotando vários deles. Obá teria derrotado Exú, Oxumarê, Omolú e Orunmilá, e tornou-se temida por todos os deuses, tendo sido derrotada apenas por Ogun Por sua envergadura física e força, tornou-se uma guerreira, a única mulher capaz de desafiar Ogum para uma luta, e por ser Obá extremamente forte e destemida, Ogum se viu obrigado a usar de um truque contra ela, espalhando quiabo amassado no chão, e atraindo Obá para aquele canto, onde a guerreira escorregou e não apenas perdeu a luta como foi possuída à força por Ogum, que se tornou seu inimigo.. YObá quando em fúria transborda, agita-se; Oba é a senhora da sociedade Elekô. Tudo relacionado a Obá é envolto em um clima de mistérios.Obá nasceu do ventre rasgado de Iemanjá após o incesto de Orugan. Obá era cultuada como a grande Deusa protetora do poder feminino, por isso também é saudada como Ìya Agbà e mantém estreitas relações com as Iyá-Mi.
YObá é a Iyámi Egbé, ela é a Iyá Abiku, desta forma é ela a encarregada de enviar ao mundo as crianças que nascem como castigo para seus pais. O que Xangô representa para os mortos masculinos, Obá representa para as mulheres mortas. Ela assim como Xangô é a representante suprema da ancestralidade feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário