quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Osun Ijimú é a Feiticeira dona da Cabaça

Ijimú é ligada a Nanã,
Se conta que Ijumú é uma "Oso", ou seja: UMA BRUXA!
Todas as Oso tem cabaças miraculosas que ganharam de Orunmilá (inclusive as OsoRongá tambem possuem cabaças).

Ogun e Nanã sempre foram desafetos, e se desprezavam, mas Ogun declarou guerra a aldeia de Nanã.
Nanã nao tinha medo de lutar nem de morrer, mas ela temia por suas crianças, Nanã tinha filhos e netos a sua aldeia era formada por sua família e ela sabia que se perdesse a guerra Ogun mataria suas crianças ou os venderia como escravos.
Nana se desesperou e então sem ter alternativa ela pediu ajuda a feiticeira Ijimú que morava no fundo do rio Osun.
Osun Ijimú se dispôs a ajudar Nanã a salvar as crianças, ela usou sua cabaça e a fez ficar gigantesca, assim colocou toda a familia de Nanã ali dentro e então fez a cabaça ficar pequena novamente, e a escondeu no fundo do rio prometendo a Nanã que se ela perdesse e Guerra Ijimun cuidaria de seus filhos.
Quando Ogun chegou na aldeia de Nanã ele encontrou Nanã sozinha e então eles pelejaram por dias, até que Nanã venceu a Batalha e expulsou o cruel Ogun Onire de suas terras onde nunca mais pode entrar.
Nanã nunca se esqueceu da grande ajuda de Ijimun e então decidiu lhe dar um presente, Nanã não usa e nem gosta de metal então fez um Abebe para Ijimum de madeira e em forma de Boneca, lhe deu tambem o direito de se ornar com os Kawuris (búzios, Nana é a dona dos Búzios) e com palha, e para sempre foram amigas.

Nanã é de poucos amigos mas ela tem muita gratidão a Ijimú e a Asesun que são suas grandes amigas.

Ijimú é a Osun que foi bem recebida na familia da Palha, desde então come com Nanã e todos os seus filhos e amigos, por isso vemos Iniciadas a Osumare e Osun, Osun e Obaluaie, Yewa e Osun, Osayn e Osun, e muitos outros afetos de Naná que saudam Ijimú pelo seu bom coração.

Alem de Nanã ela sempre anda com Osun Yaboto e as demais "Oso" e também tem relações com a grande ancestral Ayala.
Por sua ligação com Nanã comumente Ijumú se veste com tecidos estampados em tons de ouro velho e detalhes Roxo/Lilás, sempre com sua cabaça presa a cintura.

"IJIMÚ É MULHER PODEROSA
QUE TEM A CABAÇA PRODIGIOSA...
IJIMÚ QUE DOBROU REI DE TERRA
E SEUS IRMÃOS...
MULHER DA AGUA QUENTE QUE EM
SUA PERNA ENROLOU A SERPENTE
IJIMÚ QUE SABE BEM O QUE FAZ...
FEITICEIRA IJIMU QUE COMEU O
IPETÉ DA CASA DE IPONDA E FOI RECEBIDA NA CASA OSUN COMO DONA DA CASA...
IJIMU QUE ESCURECE O RIO PARA ESCONDER O SEGREDO E ENCHE OS HOMENS DE MEDO...
ORE YEYE IJIMÚ QUE GANHOU O REINO DE ANANBUKÚ E SUA GRATIDÃO...
IJIMÚ QUE NÃO MORA NAS ARVORES NEM SE ALIMENTA DE ENTRANHAS MAS NÃO PODE NEGAR O SEU PARENTESCO COM OSHORONGÁ, SAUDEM IJIMÚ POIS É A FEITICEIRA DO FUNDO DO RIO QUE AQUECE A AGUA QUANDO ESTA FRIO...
MULHER NEGRA COMO O CARVÃO DAS MINAS, OLHOS COMO OS DE RAPINA E CABELOS TRANÇADOS COM FIOS DOURADOS, É A PRINCESA DA ESCURIDÃO...
LHE ENTREGO O BALAIO DE PALHA QUE AFUNDE NAS ÁGUAS COM TODO O TESOURO QUE POSSO LHE OFERECER, E ROGO IJIMU QUE NÃO VIRE AS COSTAS PARA MIM...
SENHORA MAJESTOSA QUE TEM AS MÃOS VERMELHAS DE PÓ OSSUN POIS FAZ O FEITIÇO COM TANTA CONSTÂNCIA QUE NUNCA DESCANSA AS DELICADAS MÃOS...

Ore Yeye Ijimú
Que faz o bem sem olhar a quem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário